Pedal de Ferro

Nossa História

0
Anos de História
0
Etapas
0
Equipes de Ciclismo
0
Atletas - SP-PR-SC-RS

O Pedal de Ferro foi criado pelo Atleta Amador Guilherme Silva em 2017. A ideia da Ultra Maratona surgiu com o intuito de desafiar um pequeno grupo de ciclistas amadores da época denominado Go Bike, onde amigos se reuniam para a pratica dos "longões" 100% asfalto, porém com foco principal no Mountain Bike. O Guilherme pedalou junto com os Atletas até a 3ª etapa do Vale Europeu SC em 2018, após isso, dedica 100% do tempo na realização do evento.

O Pedal de Ferro tem formato Ultra Maratona de Mountain Bike de Regularidade, disputado em 4 etapas por ano nas montanhas do Paraná e Santa Catarina, Sul do Brasil, sendo supervisionado pelas Federações dos estados onde atua. Na foto, o Atleta Reginaldo Magalhães abrindo os braços e comemorando a chegada da 2ª Etapa 2018 após ter pedalado 250 km de Curitiba até Balneário Camboriú-SC.

Em 2019, já com um público maior, o Pedal de Ferro teve um upgrade com carros de apoio, pontos de hidratação espalhados pela rota e equipe de staffs voluntários, esses recursos foram fundamentais para garantir e evolução do evento.

Em 2020 o Pedal de Ferro abriu a categoria meia maratona de 125 km, também dentro das configurações de regularidade da categoria 250 km. A abertura da nova categoria trouxe a possibilidade para novos atletas conhecer o desafio. Os pontos de controle foram estabelecidos na prova, e a utilização dos cartões PC passaram a ser obrigatórios pelos atletas.

Em 2021 recebemos o primeiro Atleta Profissional no Pedal de Ferro, Ricardo Pscheidt deu um show em meio a muita lama, chuva e frio na 3ª Etapa de São Bento do Sul-SC, completou os 250 km em 11h30m é o menor tempo da prova até hoje. Desde então, já se passaram 5 anos de história, 17 etapas por 10 cidades envolvendo mais de 900 atletas.

"